Turistando pelo Rio: 10 lugares imperdíveis

O Rio de Janeiro está em festa. Sediando as Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016 a cidade está recebendo milhares de turistas de todos os lugares do mundo, pessoas que vieram para os eventos, mas que também estão aproveitando esses dias para “turistar” pela cidade e conhecer os tantos atrativos que ela oferece. Pensando nisso, resolvemos trazer para vocês 10 lugares imperdíveis para quem está visitando ou quer visitar a cidade pela primeira vez. Vem com a gente que hoje terá prosa!

1. CRISTO REDENTOR

Vamos começar então bem clichê. Quem vem para o Rio costuma ter o Cristo Redentor como parada obrigatória, afinal estamos falando de uma das 7 maravilhas do mundo. Não é para menos, é um dos mirantes mais belos da cidade, onde o Cristo recebe a todos de braços abertos e nos permite uma vista incrível. Ele funciona diariamente de 8h00 às 17h00, então não tem desculpa para não ir.

Como chegar: Fica localizado no Cosme Velho, zona sul do Rio, e é possível chegar lá de transporte público facilmente: basta pegar o metrô até Largo do Machado e de lá o ônibus integração com sentido ao Cosme Velho e desça em frente à Igreja São Judas Tadeu. Chegando lá você pode pegar um bondinho que atravessa o Parque Nacional da tijuca, uma Van ou fazer a trilha até lá em cima.

Para maiores informações consulte o site oficial – Cristo Redentor Oficial .

2. PÃO DE AÇÚCAR 

O  Pão de Açúcar é outro mirante que temos na cidade, mas que conta com o atrativo do bondinho, afinal ver a cidade pendurado em um bondinho não é qualquer coisa! Existem duas paradas: a primeira, o Morro da Urca, o acesso mais famoso: encontramos o museu contando sua história, a Praça dos Bondes, o Cota 200, um restaurante climatizado com vista para o Cristo Redentor, também o EBG, quem tem alguns outros restaurantes, quiosques, lojinhas e por fim, o Anfiteatro, que aonde acontece diversos eventos badalados no Morro da Urca. A segunda parada é no Morro do Pão de Açúcar, que tem mais uma lojinha e duas lanchonetes e uma vista mais de cima da cidade.

Além do acesso pelo bondinho, é super comum as pessoas fazerem a trilha pela Pista Claudinho Coutinho, com duração média de 40 minutos: a dica é ir no final de tarde, pois à noite a mesma se fecha e quem foi de trilha pode descer o bondinho de graça… Nós já fizemos das duas formas e vale super a pena! 😉 . Ah, e aproveite que você estará próximo, passe na Praia Vermelha e caminhe na Pista Claudio Coutinho, caso você suba de bondinho e não passe por ela antes. 

Para maiores informações consulte o site oficial – Bondinho Oficial 

3. PRAIA DE COPACABANA

O calçadão marcante de Copacabana é um atrativo único da cidade. Caminhar pela praia, sentar um de seus inúmeros quiosques reformados, comprar alguma lembrancinhas pelas barraquinhas ou então se hospedar em um dos mais variados hotéis que encontramos por lá, são algumas coisas que deixam o turista curioso. A praia de Copacabana tem um clima diferente, festivo, mesmo quando não há festa e quando tem, com certeza ela não passa batida. Afinal, Réveillon lá bomba, Copa do mundo lá bombou e as Olimpíadas continuam bombando, entre tantos outros que já passaram por lá,  a praia de Copa sempre estará aberta para receber os grandes eventos da cidade.

Mas, aproveitando a caminhada pela Orla, não deixe de ir até o Forte de Copacabana, lá você pode escolher andar somente pela área externa ou incluir a visita ao Museu Histórico do Exército. A primeira opção tem entrada gratuita, permitindo uma das mais belas vistas da praia de Copacabana. A segunda opção paga-se um valor irrisório que permite além do espaço externo a visitação do museu. Nas duas formas vale a pena passar na Confeitaria Colombo ou para um café da manhã ou lanche da tarde.

Maiores informações acesso o site oficial – Forte de Copacabana.

4. ARPOADOR 

Impossível vir ao Rio e não tirar um final de tarde para curtir na pedra do Arpoador, pôr do sol mais apreciado dos cariocas e turistas. A praia é frequentada por diversos surfistas, devido suas grandes ondas e em seu passado recebia a visita de baleias que ficavam próximos à costa. De lá se tem uma vista linda da Praia de Ipanema, Praia do Diabo e da Praia do Arpoador. Pertinho tem o Parque Garota de Ipanema que pode ser visitado diariamente 6h00 às 19h00 onde é possível encontrar quadra poliesportiva, espaço para patinação, ciclovia, playground e um mirante.

5. LAGOA RODRIGO DE FREITAS

A Lagoa é um dos lugares favoritos do carioca para curtir um dia ao ar livre, afinal é uma ótima opção para andar de bicicleta, dar aquela corridinha, fazer slackline, aproveitar uma de suas quadras para um jogo de futebol ou basquete, convidar os amigos para um picnic na grama, ou andar de pedalinho… Existe restaurantes ótimos por lá para quem procura um almoço mais despojado, onde depois a recompensa é aproveitar sua vista maravilhosa em uma caminhada. Crianças, adultos, adolescentes, idosos.. não tem idade. É um lugar para todos e para curtir um lindo dia de sol.

6. BAIRRO DE SANTA TERESA

20141023_205416841_iOS
Foto tirada do terraço do Hotel Santa Teresa 

Um dos bairros mais tradicionais do Rio, que todos conhecem pelo seu bondinho, suas ladeiras e seus diversos sobradinhos que se fundem entre lojinhas, bares, restaurantes e ateliês. Santa Teresa é um bairro altamente eclético e cheio de misturas, com as mais variadas opções culturais. Estando lá, além de andar e se perder entre suas ladeiras e ruelas, não deixe de conhecer o Parque das Ruínas e a  Escadaria Selarón, duas paradas obrigatórias. 

7. BAIRRO DA LAPA

bonde

Para os boêmios ou aqueles que gostam de curtir uma night carioca, a Lapa é o lugar tradicional do Rio, onde você encontra diversas boates, bares, restaurantes, cercados nada mais, nada menos, pelos Arcos da Lapa. Mas vá realmente à noite, que é mais movimentada, de dia pode ser perigoso ficar passando por lá.

8. BAIRRO DA URCA

Talvez um dos bairros mais calmos e menores do Rio, mas um lugar com uma beleza sem-igual, vizinho do Pão de Açúcar e da Praia Vermelha. É um bairro família, com opções de restaurantes próximos à praia da Urca, local ótimo para um exercício diário e mais uma vez, ponto de uma das tantas vistas que a cidade maravilhosa proporciona. Não deixem de conhecer o Bar Urca, pegar sua cervejinha e apreciar o pôr do sol na mureta, ou então apenas ficar por lá e jogar conversa fora com os amigos.

9.  ATERRO DO FLAMENGO

IMG_9920
Foto tirada diretamente do Edifício Glória

Um dos lugares mais singelos da cidade, até passando de carro por lá é algo gostoso de se fazer. A vista é de tirar o fôlego, com o cartão Postal do Pão de Açúcar.. Estamos falando de uma extensa área de grama e arborização acompanhado da Praia do Flamengo, todo previamente planejado e construído pelo homem. O parque corre junto ao mar indo além do Bairro do Flamengo ou Botafogo,  em direção ao centro da cidade, como Largo do Machado, Catete, Gloria e Centro do Rio. Ele conta com uma grande pista de ciclismo e aos domingos as pistas do carros fecham se tornando uma ótima opção de lazer, onde as pessoas costumam andar de bike, patins, skate, jogar bola, correr, caminhar… 

10. PORTO MARAVILHA

20160531_175257105_iOS
Foto tirada do Restaurante Enotria no RB1

E por último, mas não menos importante, nossa mais recente aquisição. Durante anos o Rio contava com sua zona portuária altamente sem graça, esquecida e perigosa, agora com a revitalização do Porto temos mais um cenário turístico que está caindo nas graças, não só dos turistas, mas dos moradores. Estamos falando de um local a céu aberto, ótimo para passar um dia, tendo também a opção de visitação do Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio (MAR), tudo isso banhado pela Baía de Guanabara, onde é possível termos uma bonita visão da Ponte Rio-Niterói.

Maiores informações no site oficial – Porto Maravilha.

Não termina por aí não.. O Rio tem diversas outras possibilidades para conhecer, que com certeza você deve incluir no seu roteiro: trilhas, Parque Lage, Jardim Botânico, Vista Chinesa, entre tantas outras. Se quiserem podemos fazer uma continuação depois 🙂

Esperamos que tenham gostado! 🙂

Victor & Vanessa. 

INSTAGRAM | TWITTER 

Anúncios

9 comentários em “Turistando pelo Rio: 10 lugares imperdíveis

      1. Volto sim, com certeza 🙂
        Só fui 1 vez no Rio, ano passado e foi uma visita de apenas 2 dias, então acabei não conhecendo muito. Aproveitei o máximo possível durantes o tempo que estive lá, mas Rio é uma cidade que tem muito a oferecer para seus turistas, vou ter que voltar rs, pois tem muita coisa que quero ver, como ir no Museu do Amanhã 🙂

        Beijos

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s