Paraty em um feriado prolongado!

Não resistimos a um feriado. Sempre que possível, gostamos de aproveitar para viajar, conhecer um lugar novo ou mesmo voltar em algum que já conhecemos. Desta fez o feriado era de Nossa Senhora Aparecida (outubro 2015) e o destino: Paraty.

Eu já tinha visitado Paraty quando era bem pequena, mas confesso que não lembrava de muita coisa (praticamente nada hahah!) e o Victor não conhecia, mas sempre ouvíamos as pessoas falando bem e como gostavam de lá, afinal é uma cidade histórica, um lugar repleto de cultura e com praias lindas. Por que não visitá-la?

20151031_202540673_iOS

Como moramos no Rio de Janeiro (capital) e Paraty fica à 04 horas da cidade, um final de semana não achamos interessante pois fica muito corrido, o ideal é uma viagem mais extensa ou mesmo um feriado como fizemos – saindo sábado bem cedo (5 horas) e voltando segunda à tarde.

Fomos de carro, com mais um casal de amigos nossos. Saímos por volta de cinco da manhã e chegamos na cidade às dez horas. Foi o tempo de chegar na Pousada Talismã, fazer o check in (eles anteciparam para gente sem problema algum) e ir ao centro procurar um passeio de escuna para tentar fazer ainda naquele dia e conhecer as praias de Paraty.

Contratamos o passeio de escuna com a agência Estrela da Manhã (R$ 50 para cada – mas já vi no site deles que agora está R$ 70). Do escritório da agência até a escuna (Cais) leva em torno de 10 minutos e a escuna saía às 11:00. Confesso que foi bem corrido, levando em consideração que o centro de Paraty é bem complicado de andar rápido afinal são pedras e mais pedras, mas no final deu tudo certo!:)

Centro Histórico (3)

Todos os passeios você consegue comprar no centro de Paraty onde tem algumas agências e para os passeios de escuna é possível comprar também no Cais que tem vários pontos em frente às escunas que vendem na hora. Não é necessário comprar com antecedência.

O passeio tem duração de 05 horas com 04 paradas: Lagoa Azul, Praia Vermelha, Praia do Lula e Ilha Comprida. A escuna também serve almoço (à parte) durante a navegação. Resolvemos pedir um petisco e deixar para jantar à noite. Sinceramente, detestamos o petisco de lá. Pedimos uma isca de frango que não tinha gosto e era cara, não recomendamos.

Praia Vermelha (5)20151102_234322000_iOS20151031_143708000_iOS

Passeio de escuna feito, conhecemos as principais praias de Paraty, próxima parada: Trindade. As agências oferecem passeios para lá, mas como estávamos de carro, é muito mais conveniente, fica apenas a uns 30 minutos de Paraty. Em Trindade encontramos seis praias: Praia dos Ranchos, Praia do Meio, Praia de Fora, Praia do Cepilho, Praia do Cachadaço e Praia Brava. Como a previsão do tempo estava alertando de chuvas durante nossa viagem, resolvemos escolher as praias que queríamos visitar mais e olha que a previsão não falhou, saímos de Trindade com uma chuva caprichada! haha

20151101_132331493_iOS

Paramos o carro em um estacionamento que era do lado da Praia dos Ranchos, então passamos lá com a intenção de ficar um pouco, porém, como era uma praia bem cheia com restaurantes, cadeiras e mesas, resolvemos voltar depois (mas a chuva não deixou! haha), então partimos até a Praia do Meio (algumas fotos abaixo), que era bem próxima, para de lá pegarmos um barco (R$ 10 por pessoa) que nos levaria até a Piscina Natural do Cachadaço. Para chegar na Piscina, além do barco, você pode ir através de uma trilha que tem parada na Praia do Cachadaço e depois segue mais um pouco até chegar nas Piscinas. Como não sou nada fã de trilha descartei na hora, afinal não sou obrigada

Praia do Meio - Trindade (3)Praia do Meio - Trindade (2)

Acabamos não indo na Praia do Cachadaço apenas na Piscina Natural que era nosso maior interesse. Estava lotada de gente, alguns chegando por trilha outros também pelo barco. Para voltar tem que entrar numa filinha caprichada para esperar o barco. Ah, quem foi de trilha e quiser voltar de barco também pode!

DCIM101GOPRODCIM101GOPRO

A Piscina em si é linda, água estava geladinha, o chão cheio de pedrinhas, então é importante tomar cuidado. Para quem quisesse, também tinha uma outra parte com chão de pedra e sem água, com vista para o marzão e algumas pontes.

DCIM101GOPRODCIM101GOPRODCIM101GOPRO

A noite fomos jantar no restaurante Margarida Café que fica bem no inicio do Centro de Paraty. O restaurante é uma graça, super aconchegante, com música ao vivo e os garçons tem um ótimo atendimento. Pedimos pizzas e cerveja para acompanhar.

Para o último dia da viagem, fomos na Cachoeira Tobogã, uma das mais visitadas e divertidas de Paraty, pois como já diz o nome, é um tobogã que você pode ficar o dia inteiro escorregando se quiser. Para você escorregar precisa subir uma parte no meio da mata, como se fosse uma mini trilha, chegando lá em cima encontramos uma outra parte muito bonita da cachoeira, que forma uma piscininha natural, se não fosse o frio e água tão gelada, seria ótimo pra ficar sentada…

Cachoeira Tobogã (3)DCIM101GOPRO

Quando fomos estava bem frio e tinha chovido no dia anterior, portanto, encontramos um chão com muita lama, mas ela tem fácil acesso, o que ajuda bastante. Apenas mo Victor encarou a água geladinha! haha.

A 100m da Cachoeira Tobogã é possível encontrarmos também a Cachoeira Poço do Tarzã, que não conheci, mas fica como uma segunda opção para conhecer em um só dia, basta pagar apenas o estacionamento e é uma trilha de fácil acesso também. Para completar, em frente às duas encontramos o Alambique Engenho D’Ouro onde você pode aprender sobre o processo de fabricação da cachaça, fazer algumas degustações e claro, tem uma variedade delas para comprar. Para quem tiver com fome, existe também o restaurante do Alambique.

OBS: Quando fomos ao Alambique, combinamos com um taxista, do ponto de táxi que tem no Centro, que nos cobrou 90 reais para nos levar até lá e nos esperar (até 1 hora). Como nossa visita foi bem rápida conseguimos um desconto bom desse valor. É uma opção para quem está sem carro e não quer contratar uma agência para o passeio. Vale a pena se tiver em 4 pois dividindo fica um preço bom para cada.

20151102_150230392_iOS

Gostamos bastante de Paraty, é uma cidade pequena, mas cheia de charme, história e particularidades, embora tenhamos preferido as praias de Trindade, pois as achei mais originais e com maiores opções, enquanto que as de Paraty achamos bem parecidas. De qualquer modo não descartamos o passeio de escuna para conhecê-las. Não fizemos tudo que ela tem para oferecer, portanto, voltaríamos com certeza. Existem outros passeios que são vendidos por agência, como Caminho do Ouro e Passeio de Jeep, que passa por todas as cachoeiras.

Victor & Vanessa

Leia também:
Turistando no Rio: 10 lugares imperdíves
Para nós, o melhor de Búzios
Ilha Grande: o paraíso [Vila do Abraão]

INSTAGRAM | TWITTER

Anúncios

14 comentários em “Paraty em um feriado prolongado!