Passo a Passo: como tirar o passaporte brasileiro?

Este ano nosso passaporte está vencendo e como ainda temos muitas viagens em planejamento, aproveitamos para começar o ano com o passaporte novinho! 🙂

Todo passaporte brasileiro que antes tinha a duração de 5 anos, passou a valer 10. Antigamente, quem já tinha tirado o passaporte e por ventura tivesse atingido o vencimento poderia renová-lo, porém, agora, a cada vencimento faz-se um novo passaporte, exigindo todos os documentos originais necessários novamente. Mas fique tranquilo, o processo é muito simples. Muito mesmo! Já foi a época em que tínhamos que madrugar na Polícia Federal, encarar horas até conseguir ser atendido ou conseguir agendar sua ida (pois é, no meu primeiro passaporte, foi exatamente assim!).

Dito isto, vamos ao passo a passo para você pegar seu passaporte e poder viajar muito!

1: Entre no Site da Polícia Federal: www.pf.gov.br

2

2: Clique em “Passaporte” que está logo na Home um pouco mais para baixo.

3

3: Aberto o menu “Passaporte“; basta selecionar a primeira opção que irá aparecer na tela: “Requerer Passaporte” e após ler as informações que vão aparecer na próxima tela, clique em “Emissão de Passaporte“.

6

4: Vai abrir uma página com um campo para você preencher diversas informações, basta completar com seus dados pertinentes e ir passando para a “Próxima Página”. Ao todo deverão ser preenchidos 4 abas: “Dados Pessoais“; “Documentos“; “Dados Complementares” e “Local de Atendimento”.

informacoespng

5: Quando terminar de preencher todos os campos, irá aparecer automaticamente para vocês um protocolo e o GRU que deverá ser pago, através de boleto bancário, em uma data de vencimento estipulada por eles. Assim que o pagamento for reconhecido é liberado para agendamento da expedição do passaporte. Em nosso caso, a liberação aconteceu no dia seguinte mesmo.

6: Então, você deverá voltar no Site da Polícia Federal, clicar em “Passaporte” que estará na Home e desta vez, selecionar a opção: “Agendar Atendimento

asas

7: Caso tenha outra pessoa agendando o passaporte com você, é possível colocar para os dois irem no mesmo horário e local. Portanto, primeiro passo é definir o número de pessoas que irá tirar o passaporte com você, sendo o total de 6 pessoas. Em mãos, você deverá ter CPF, Protocolo e Data de Nascimento de todos que irão solicitar o passaporte.

asasss

8: Pronto, agora é só escolher local, dia e hora para seu agendamento, de acordo com sua disponibilidade e seu local. O legal é que existem horários após 18h, então não precisa sair no meio do trabalho para fazer isso. Eu mesma marquei às 19:46, no Rio Sul.

9: No dia agendado, basta se dirigir ao local escolhido com: Identidade, CPF, GRU e comprovante, Passaporte antigo (no caso de quem está com o passaporte vencido ou a vencer), Certificado de Reservista (somente para homens) e Título de Eleitor com o comprovante referente às últimas eleições. A foto é tirada no próprio local.

10: O atendimento foi bem rápido, bem como a retirada do passaporte, que fica pronto 2 semanas após sua ida (pelo menos no meu caso e de todos que estavam lá no mesmo dia que eu foi assim).

Agora é só curtir muitas viagens e carimbos em seu passaporte novinho. Lembrando que quem ainda tem o Visto válido no passaporte antigo, deverá apresentar os dois passaportes na entrada do país. Fácil né?

Victor & Vanessa.

Anúncios

13 comentários em “Passo a Passo: como tirar o passaporte brasileiro?

    1. Olá! O passaporte pode ser tirado desde o nascimento. A única questão é o prazo de validade, acima de 18 anos o passaporte é valido por 10 anos. Inferior a 18 anos, varia de acordo com a idade, por exemplo de 0 a 1 ano completo, tem apenas 1 ano de validade!

      Curtido por 1 pessoa

  1. Olá!
    Meu nome é Michelle Graça e sou a autora do blog Michellândia.
    Estou aqui para te fazer um convite especial: iniciarei a produção de uma postagem sobre PERRENGUES DE VIAGEM, e gostaria muito que você participasse.
    É tudo bem simples:
    Primeiro preciso saber seu nome, idade e o local onde o perrengue aconteceu;
    Depois é a hora de você contar sua história, algo em torno de 1 ou 2 parágrafos está excelente 😉
    Após isso, nos conte o que você aprendeu com esse perrengue.
    Por fim, mande uma fotinha do local pra ilustrar a historia.
    Lembrando que na descrição do texto e sobre você é bacana colocar um resuminho do seu blog e o endereço, para que meus leitores te conheçam e possam te seguir também
    Desejo muito que você participe!
    PS: Se quiser um exemplo de como a publicação ficará, fiz algo mais ou menos na mesma proposta com essa postagem :

    https://michellandia.com/2017/01/11/10-lugares-para-voce-conhecer-em-2017-segundo-meus-amigos-viajantes/

    Muito Obrigada e espero contar com seu perrengue…rs!

    Curtir

    1. Oi Michelle, tudo bem??

      Acabei de ver seu comentário e nós temos no blog uma coluna de “Perrengues de Viagens”, claro que participo, posso inclusive, usar de forma adaptada um dos que já postamos 😀
      Assim que eu tiver um tempinho vou procurar isso.
      Mandamos para seu e-mail?

      Curtido por 1 pessoa

  2. Hi! I know this is kind of off topic but I was wondering which blog
    platform are you using for this site? I’m getting fed up of WordPress because I’ve had
    issues with hackers and I’m looking at options for another platform.
    I would be great if you could point me in the direction of
    a good platform.

    Curtir

    1. Really? I use WordPress.com, and i never had any issues here. I like a lot!
      But if you want to try a professional platform, everybody says to migrate to WordPress.org and have a website hosting (as Bluehost). With this website hosting the problems with hackers is almost zero. I’m studing to up grade my blog for this and i think is the best solution!
      I hope you can find a great solution for you too! 😀

      Bye!

      Curtir

    1. Hi Garcinia. How are you!?
      Thanks so much for your comment, i’m so glad that you are enjoying the blog.
      My theme at the moment is free, i did in wordpress.com. But i’m searching and studing how to migrate to wordpress.org. I really want to invest here!
      One more time, thanks. You’re always welcome here! =**

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s