Como vocês devem ter lido no post Guia Completo das Filipinas – Roteiro de 10 Dias, nossa primeira parada pelo país foi em Coron, uma ilha da província de Palawan, que acaba sendo uma parada obrigatória no seu roteiro das Filipinas. E nesse post, contaremos pra vocês sobre o que fazer em Coron e o que vimos por lá em nossa rápida passagem pela ilha.
UM POUCO DE CORON
As Filipinas tem 7 mil ilhas, muitos lugares para conhecer e uma logística um tanto complicada. Por esse motivo, vimos que para nossa logística e nosso custo x benefício, seria mais interessante começarmos o roteiro por Coron, disponibilizando apenas 2 dias, sendo 1 inteiro e outro pela metade.
Lemos tanto que “tínhamos que visitar Coron“, que embora tivéssemos apenas 10 dias para conhecer tudo que queríamos, entendemos que não poderíamos abdicar essa ilha do nosso roteiro, que apesar de ainda não ser tão famosa entre os brasileiros, é super conhecida pela região.
Para vocês também entenderam um pouco sobre lá, comecemos falando de Palawan que é, além de província, a maior ilha das Filipinas e onde também se localiza El Nido, a ilha mais famosa do país.
Coron tomou notoriedade pelos mergulhadores, por ser considerado um dos melhores lugares do mundo para mergulho de cilindro e posteriormente, pelo tanto de praias paradisíacas que a ilha oferece.

Para quem espera encontrar uma cidade grande e estruturada, esquece! A cidade de Coron é bem pequena, cerca de 40 mil habitantes, simples, praticamente sem estrutura, composta basicamente por uma rua principal e algumas paralelas.
Uma boa notícia é que Coron é considerada abençoada por sua posição geográfica, pois ela fica fora da rota dos tufões que atingem anualmente o país. Ainda assim, e mesmo que as Filipinas seja quente o ano todo, para quem tiver planejando sua viagem para lá, considere os meses de dezembro a maio para não pegar a alta temporada de chuvas, que vai de junho a novembro.
ONDE SE HOSPEDAR?
Ficamos hospedados no Hotel The Ridge Coron, que é um hotel bem legal, confortável e um bom serviço, porém a sua localização não era das melhores. Ele ficava em uma subida muito íngreme e bem afastado, mas nada que impedisse de se locomover, só exigia um esforço maior. Aproveite para fazer sua reserva em Coron:
Booking.com
COMO CHEGAR?
Pegamos um voo da Cebu Pacific, saindo de Kuala Lampur com destino ao aeroporto de Manila e de lá pegamos outro voo para Coron. Uma coisa é certa, se você quiser ir para Coron, provavelmente terá que parar em Manila. Chegando em Manila, você terá que ir para o terminal 4, que é aonde saem os voos domésticos.
Quando saímos do desembarque, encontramos nosso shuttle (não privativo) que tínhamos reservado com o próprio hotel no ato da reserva e seguimos caminho para a cidade de Coron. A distancia entre os locais é de aproximadamente 30 minutos e o transporte custou 150 pesos por pessoa.
O QUE FAZER EM CORON?
Basicamente em Coron você vai focar nos tours de barco. Esse é sem duvida o ponto alto. Coloco abaixo os tours que eles oferecem:

Tour A: Lago Kayangan, Siete Pecados, Praia CYC, Lagoa Quin, Praia Atwayan e Coral Garden – 900 pesos
Tour B: Lago Barracuda, Praia Smith, Skeleton Wreck, Reef Garden e Lagoa Twin – 1.200 pesos
Ultimate Tour: Twin Lagoon, Skeleton Wreck (Parada para almoço), CYC Beach, Kayangan Lake e Siete Pecados – 1.400 pesos
Coron Town Tour: Loja de souvenir, Lualhati Park, Mt Tapyas, St Augustinho Church, Cashew Factory e Maquinit Hostspring. – 500 pesos
Island Escapade: Bulog Dos, Banana Island e Malcapuya – 1.500 pesos
Pass Island with Reef and Wrecks: Pass Island, East Tangat Wreck, Lusong Gunboat e Lusong Coral Garden – 1.500 pesos
Calauit Safari with Reef and Wrecks: Calauit Island, Pass Island, Lusong Gunboat e Lusong Coral Garden – 2.300 pesos
Em nosso tempo por lá optamos por fazer o Ultimate tour e o Coron Town tour (que vamos contar agora pra vocês)
TOWN TOUR – MT TAPYAS
Antes de falarmos do Mt Tapyas, gostaríamos de falar um pouco do tour que fizemos que nos levou até ele. Bom, esse tour não estava em nos nossos planos, mas fizemos para ocupar nosso dia.
Como chegamos na ilha no inicio da tarde, todos os passeios saiam na parte da manhã e no outro dia ja iriamos fazer o Ultimate Tour, essa era a única opção que tínhamos para ocupar nossa tarde.
O passeio custou 500 pesos por pessoa e sinceramente não é um passeio que recomendamos como “must go”, mas é uma opção para quem tiver com tempo sobrando.

Os dois pontos mais interessantes – e com certeza, os mais procurados pelos turistas – foram o Mt Tapyas e o Maquinit Hotpring. O último eram as águas termais da região. Embora eu não tenha entrado, apenas o Victor, achamos a ideia legal, mas tenha em mente que fica bem cheio.
Nos demais pontos do passeio, apenas passamos rapidamente de carro. Paramos apenas na loja de souvenir, que é a maior da região, caso alguém quisesse comprar algo e na loja de castanhas, onde aproveitamos para comprar um saco pequeno – 100 pesos, enquanto que o grande estava 200 pesos.
Em relação ao Mt Tapyas, que foi, de fato, o mais legal, chegamos a conclusão que na realidade nem precisávamos ter ido através do tour, pois ficava do lado do nosso hotel e dava tranquilamente para ir a pé, mas serviu para aprender haha.
Ele é o mirante de Coron, que te dá uma vista deslumbrante da ilha. A dica é ir no final da tarde para ver o sunset por lá, que realmente foi algo de tirar o fôlego. Mas não é só isso que tirou o fôlego não, a escadaria pra chegar ate seu topo também ajuda muito nesse quesito, haha! Prepare as pernas, porque é um ótimo exercício, mas que vale muito a pena. Confiram as fotos!
Confira também: Ultimate Tour – um copilado dos principais passeios de Coron

Casal carioca, que descobriu uma paixão em comum: viajar. Sempre aproveitamos nossas horas extras pra conhecer um lugar novo, voltar em um antigo ou se programar para uma próxima aventura. E aqui, compartilhamos nossas experiências com vocês!
One Reply to “Saiba o que esperar de Coron e conheça o incrível sunset no Mt Tapyas”